março 08, 2022

Me Poupe!


Então Nathalia Arcuri resolve colocar dois de seus cursos por um real(!) e eis que eu decido mergulhar de cabeça em sua proposta, não apenas fazendo os cursos, mas também pegando seu livro, Me Poupe - 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, para reler. Ah que festa! Hahaha... Eu já acompanho o trabalho da Nath há um tempo e continuo admirando-o a cada dia mais. Sua linguagem simples e a acessibilidade de seu conteúdo é algo que carecíamos bastante no que tange ao universo financeiro, e ela acertou e continua acertando em cheio nesse quesito.

Todo o Me Poupe (canal, cursos, livros) mostra como cuidar das finanças pessoais não é algo tão diferente do que já compartilhei por aqui analisando obras fictícias: desvincule-se das crenças alheias, olhe com sinceridade para si mesmo, livre de julgamentos, e descubra seus próprios valores e desejos (não é isso que Miguel faz em sua jornada em Viva?); cultive ao seu redor o que e quem te põe para cima, te eleva, ajuda a crescer (reflexão que já tirei de várias artes plásticas); busque mestres, estude, procure quem sabe mais do que você sobre aquilo que quer realizar (a relação de Tistu com Sr. Bigode em O menino do dedo verde, ou o que os personagens de A lenda de Aang fazem ao longo da história); sim, os ímpetos de gastar existem, não dá para ignorar, no entanto, dá para decidir obedecer aos impulsos consumistas ou não ("Não é sobre deixar de sentir essas emoções, é sobre como se escolhe agir a respeito delas", isto foi algo que escrevi analisando uma obra de Banksy)... No fundo, lidar com finanças é uma grande questão de autoconhecimento e autocontrole (como quase tudo na vida) e a responsabilidade é toda sua.

Eu não tenho muito o que analisar de conteúdo, porque é tudo bem na lata, Nath é bastante objetiva, ela dá o passo a passo, as mensagens estão escancaradas para você, não é metafórico como o que já indiquei por aqui anteriormente. Mas, aconteceu algo bastante interessante quanto a minha experiência de releitura do livro. Enquanto aos meus dezessete aninhos de idade o meu foco na leitura foi exatamente no que citei acima, a ideia do autoconhecimento e descobrir seus propósitos, cultivar o que faz bem e por aí vai, agora, quatro anos mais velha, me chamaram mais a atenção as passagens em que Arcuri fala sobre os nãos, os perrengues, as dificuldades que ela passou ao longo de sua trajetória para atingir a independência financeira.


Eu não me lembrava o quanto a Nath deixa claro que não é fácil. É simples, só seguir os passos que estão ali, mas não é fácil! É muito provável que você dê com muitas portas na cara, seja constantemente desestimulado, comece errando, nem sempre tenha os resultados que espera durante seu caminho para a independência... E ela evidencia tudo isso durante todo o livro. Visualizou um Yoda queimando uma árvore com o conhecimento Jedi remanescente e falando para Luke sobre a importância de ensinar, não apenas sobre as vitórias, mas também sobre as falhas e dificuldades aos seus padawans? Pois é, é isso que a Nath faz e eu achei, particularmente, fantástico!

O trabalho do Me Poupe pede a todo tempo que sejamos realistas, encaremos as coisas como elas realmente são. Sem ilusões e sem desculpas. É bacana, por exemplo, como as próprias planilhas já possuem um espaço para colocar quais serão os sabotadores ou efeitos negativos de nossas metas, porque, sim, eles vão existir. Então enxergue-os logo, encare os problemas, para poder encontrar o quanto antes suas soluções. Aceite as coisas como elas são e, a partir disso, dê os passos necessários para mudá-las (caso queira, claro, a responsabilidade é toda sua: outro fato constantemente relembrado). A selfie financeira sem filtros que é pedida para fazer nos cursos, as planilhas, o estímulo a colocar as metas no papel, são todas formas de olhar para a sua realidade exatamente como ela está. Você sabe o que quer para si mesmo? Você tem noção de em que patamar está sua vida financeira? Você pensa a respeito disso? "Para haver a limpeza,  é preciso encarar a sujeira [...] entender as causas, ver onde estão todos os cortes, os machucados e, assim, diagnosticar o que precisa ser limpado, cuidado e curado. [...]Para curar a doença, é preciso conhecê-la, é preciso encarar o problema de frente" (trecho da análise de Soul Meets Body).

Claro, depois de estimulados a encarar a situação (talvez chorar um pouco também...), somos recheados com dicas práticas de como controlar o dinheiro, poupar e ganhar mais, tacar o foda-se para opiniões alheias, investir e muito mais. É dado o passo a passo do que fazer, junto com várias ideias e exemplos. Cabe a nós, apenas, pôr em prática. E é importante ser realista até nesse momento. Nada de passos maiores que a perna, afinal, se de 0 a 10 você atualmente dá nota dois para sua vida financeira, é muito improvável que termine os cursos ou a leitura do livro com uma nota dez logo de cara, quatro é bem mais plausível e já é um avanço em tanto, uma melhora de 100%, como a própria Nath exemplifica. É o famoso "aos poucos se vai longe".

No fim, o importante é não desistir de realizar seus sonhos. Ser sincero consigo, inteiramente, quanto a quem é, o que quer, onde está e para onde quer ir, saber que ao longo da vida vão haver altos e baixos mesmo, faz parte, e não desistir. Está disposto(a) a se comprometer? Você já sabe: a reponsabilidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário